O grande destaque das peças são as gemas, que vêm grandes, com lapidações diferenciadas e até combinadas entre si, conferindo um rico efeito de color blocking.
Turmalina Paraíba
Mas afinal, o que é uma gema?
Uma gema geralmente é um mineral (inorgânico), que quando lapidado tem grande valor comercial e se torna colecionável.
Também pode ser orgânico, como o âmbar, que nada mais é do que resina de árvores fossilizadas.
Âmbar
Porém, o que pode ser considerado uma gema hoje, amanhã pode não ser; tudo depende da oferta e procura.
Um exemplo disso ocorreu na cidade de Ametista do Sul, um município do interior do Rio Grande do Sul, considerada a capital mundial da ametista, uma pedra roxa de grande beleza.
Na década de 30, moradores locais encontraram as primeiras pedras, e esses moradores começaram a garimpar a região atrás de mais.
A região era economicamente pobre, porém muito rica se levarmos em consideração a quantidade de pedras preciosas ali existentes: toneladas de ametistas foram extraídas.
Na época, a população local não tinha noção do real valor da pedra, e por ser tão abundante, a pedra era vendida por preços bem abaixo do valor real. Hoje em dia a região continua pobre e continua extraindo ametistas, mas em quantidades muito menores. E hoje, por ter menos ametistas na região, elas são vendidas muito mais caras.
Resumindo, para que algo seja considerado uma gema, é preciso que esta apresente simultaneamente beleza, raridade e durabilidade.
Brincos de Ametista
Nenhum comentário:
Postar um comentário