O tapete de pérolas Baroda ganha o título de tapete mais incrível do mundo por ser, além de uma bela obra feita a mão, completamente bordado com pérolas, diamantes e outras pedras preciosas.
O Baroda foi feito na Índia e ganhou seu nome em homenagem ao Principado de Baroda, um dos quatro principados da Confederação Marada, controlado pela dinastia Gaekwar desde 1740. Ele foi encomendado por Gaekwar Khande Rao e demorou cinco anos para ficar pronto.
Khande Rao foi um governante fascinado pelo islamismo e o tapete era o pagamento de uma promessa. Ele desejava cobrir o túmulo de Maomé com a enorme jóia, para mostrar seu respeito pelo profeta , mas Khande Rao morreu antes do tapete ser concluído, então o estado ficou com a posse do Baroda e ele virou uma espécie de “jóia da coroa”.
O tapete não é, nem de longe, pequeno (então dá para imaginar a quantidade de diamantes e pérolas que ele possui): ele tem 2,64 metros de comprimento e 1,73 metros de largura. Seu design não é muito inovador e, se ele não fosse completamente coberto de jóias, ele seria ignorado.Estima-se que, bordados no tapete, encontrem-se 2500 diamantes, 2 milhões de pérolas, mil rubis, e 600 esmeraldas colombianas – tudo isso sobre uma superfície de prata e ouro escurecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário